A Escravidão é Bíblica Pr. Elizeu Rodrigues.

A Escravidão é Bíblica Pr. Elizeu Rodrigues. Olá queridos paz do Senhor Jesus aqui é o pastor Elizeu Rodrigues seja mais uma vez bem-vindo ao meu canal se possível deixe o seu like e se inscreva isso ajudará o meu canal alcançar mais.

A Escravidão é Bíblica Pr. Elizeu Rodrigues.

Pessoas há alguns dias repórteres de esquerda precisamente CNN Xuxa Vitor Azevedo e outros Estão criticando ironizando textos das escrituras sagradas e como sempre eles isolam.

Textos sem uma interpretação correta e afirmam o que não deveria ser afirmado e esses dias foi usado a questão da escravidão que tem sim histórias bíblicas nesse sentido mas vamos tratar.

Um pouquinho sobre a escravidão na Bíblia nos tempos bíblicos assim histórias de escravidão mas você percebe que nunca foi algo ordenado diretamente por Deus é consequência do pecado no.

Mundo mas sempre a graça de Deus está intervindo gerando alívios próprios israelitas tinham escravos existem histórias na Bíblia que a princípio pode nos fazer torcer o nariz.

Em uma delas é estas histórias de escravidão nós não Gostaríamos que houvessem escravidão guerras na prisioneiros de guerra nem mulheres capturadas como prisioneiras de guerra.

Tudo isso seria verdade no Mundo Ideal no mundo que Deus criou para ser mas a humanidade caiu em nosso representante Adão quando ele pecou contra Deus e as consequências foi a sua queda e a queda.

Da humanidade a Bíblia mostra que Deus lida com a realidade de um mundo caído um sistema falido e a Bíblia parte da Estratégia da lei do Antigo Testamento mostrando Deus lidando com realidades.

Sórdidas tentando abrandar as piores consequências para aqueles que foram atingidos pela queda da humanidade toda a cultura israelita precisava estar comprometida com a sua.

Lei e ao lermos a Bíblia a gente percebe que a lei de Israel dava prioridade ao vulnerável e ao necessitado que envolvia os escravos Deus não ordenava que apenas olhassem para o certo e o errado mas.

Ordenava que eles olhassem para onde a necessidade era maior Deus através de suas leis ordenava que era necessário pensar no mais vulnerável e priorizar o indivíduo não é uma Justiça Cega era uma.

Justiça com os olhos abertos porém olhos que enxergam a verdade e as pessoas necessitadas a verdade não podia ser distorcida por uma Justiça própria Olímpia e nem a própria Justiça de uma.

    Pessoa mais pobre poderia ser colocada

    Acima da Lei Ou seja a necessidade justa do pobre não poderia ser colocado Acima da Lei Êxodo 23 3 diz não seja parcial para.

    Favorecer o pobre Êxodo 23:6 diz não falsifica o julgamento para prejudicar a causa do pobre O mesmo texto que defende a causa do necessitado defende a justiça e não.

    Simplesmente a necessidade humana em Deuteronômio 23 temos aí lições e princípios sobre os costumes escravocratas já eram costumes e Deus intervém para dar alívio em todas as.

    Outras sociedades onde houve escravidão antigas ou modernas os direitos e as prerrogativas legais do Senhor de escravos sempre vinham à frente mas em Israel não a fuga de um escravo era uma.

    Ofensa e era punida em geral com a morte qualquer um que recebesse um escravo foragido também estaria cometendo uma ofensa grave e qual era o dever legal enviar o escravo de volta e entregá-lo.

    As autoridades mas o que que a lei de Israel diz o que o antigo testamento afirma em primeiro lugar proíbe os israelitas de mandar escravo.

    De volta para o seu senhor quando ele recebesse algum escravo fugitivo e isto em si já é surpreendente Inesperada em seguida também temos a ordem de que eles deviam deveriam permitir ao escravo.

    Viver em segurança em qualquer lugar de sua escolha dentro da comunidade de Israel os israelitas deveriam dar prioridade a necessidade humana da parte mais fraca Acima das reivindicações.

    Legal da parte mais forte e a parte mais forte era o proprietário o senhor do escravo aquele de quem ele fugiu é claro que essa lei tão humanitária já arruinaria o sistema escravocrata se a.

    Maioria dos escravos simplesmente

    Escolhessem fugir o fato de a lei tratar esse caso como uma situação excepcional sugere que a escravidão no antigo testamento não era.

    Diariamente dura e cruel no modo como costumamos pensar no regime escravocrata pensando nos escravos das galerias romanas escravos negros africanos portanto se um escravo em Israel fugisse.

    Seria presumível que o seu senhor estava tratando muito mal ou ignorando as leis de proteção aos escravos conforme está Êxodo 21 Versículo 20 26 e 27 Nesse caso a lei era Clara a prioridade era o mais.

    Fraco que era um escravo as pessoas eram mais importantes do que as prerrogativas da Lei humana o senhor de um escravo Cruel poderia até pensar que tinha ao seu lado o direito de propriedade mas.

    Ele não tinha ao seu lado a lei de Deus pois a lei de Deus servia e serve para proteger as pessoas a necessidade e não os direitos de propriedade de patrões violentos.

    A Torá afirma que nunca houve castas de escravos em Israel e que nunca houve escravos naturais no seio do Povo de Deus haviam certas circunstâncias que poderiam fazer de um Israelita escravo.

    Por um período determinado primeiro ladrão quando era pego ele era condenado a pagar o dobro do que havia roubado Êxodo 22 a 6 se ele não tinha como pagar ele era vendido pela justiça e com o.

    Valor recebido de sua venda o bem roubado era restituído e a reparação de vida ela paga um homem economicamente falido e jamais uma mulher podia se auto vender voluntariamente ou seja vender.

    Sua força de trabalho para pagar sua crise de dívida e sanar sua crise financeira mas no sétimo ano ele deveria sair livre mesmo que o seu senhor tenha tido despesas com a manutenção desse.

    Escravo escravo não devia mais nada depois de ter trabalhado e se ele se casasse lá ele poderia sair de lá com a sua mulher mas se ele decidisse ficar ele também.

    Poderia ficar pois ele havia sido bem tratado na família a venda de uma filha no início lá do capítulo 21 de Êxodo deve ser entendido no contexto de uma situação de extrema pobreza material do.

    Pai ele era vendida como forma de garantir o casamento caso ela concordasse em casar com seu senhor ou com o filho dele ela tinha três maneiras de sair livre primeiro depois de seis.

    Anos na data do Jubileu atingindo a puberdade além dessas formas processuais ela tinha outras três primeiro se casar com o dono da casa para ter liberdade casar com o filho do.

    Dono da casa ou se resgatada comprada por seu pai ou por algum parente ou por alguém que amasse no tempo do novo testamento já temos a escravidão grega Romana e o texto mais forte sobre tal.

    Assunto é a carta de Paulo a Filemon onde ele era o proprietário de um homem chamado honesimo escravo fugitivo Onésimo serviu a Filemon antes que filho é bom conhecer a Cristo Onésimo também.

    Não conhecia Cristo sobrecarregado com os deveres de escravos e sem estar disposto a continuar sofrendo resolveu Roubar o seu senhor.

    E obter sua liberdade fugindo mas se converteu ao evangelho por meio do apóstolo Paulo e foi convencido de que deveria devolver o que roubou voltando ao seu senhor com uma carta na mão que.

    Segundo a lei Filemon seu senhor poderia puní-lo severamente até mandar executá-lo nesta carta que ele traz Paulo ensina que filemom deve perdoaramésimo e também torná-lo Livre.

    Para que Onésimo se tornasse um ministro Cristão ajudando Paulo em seu ministério apostólico Filemon o proprietário do escravo também havia se convertido através do ministério direto do apóstolo.

    Paulo e talvez uma influência indireta do ministério de Paulo em Éfeso onde ele permaneceu por quase três anos é possível também que um.

    Discípulo de Paulo tenha sido usado mas foi através de Paulo que ele conheceu que Filemon o senhor conheceu o Senhor Jesus Ele é bom o senhor de onesmo a história diz que filho é irmão foi bispo.

    Da igreja incolor SUS e morreu como Marte debaixo da perseguição de Nero e o escravo também se converteu pelo Ministério de Paulo na prisão ali ele foi discipulado por Paulo tanto o senhor.

    Quanto o escravo na providência divina foram alcançados pelo Ministério de Paulo o mesmo se tornou um irmão digno de confiança útil para Paulo seu nome significa.

    Útil nome como dados escravos devido à ausência de instrumentos mecânicos como temos nos dias atuais os escravos eram úteis pela sua força pela sua disposição apesar do seu nome significa útil foi.

    Preciso que ele se convertesse a Cristo para que se tornasse Digno desse nome útil para a glória de Deus só que segundo as leis e as práticas do mundo daquela época Onésimo o escravo fugitivo.

    Que agora está preso com Paulo poderia ter sido facilmente executado até mesmo crucificado pelo que também Paulo Apelou ao senso de humanidade de Filemon para.

    Que tratar seu anésimo com gentileza e é perceptiva na carta Filemon que o Real intuito de Paulo era obter a liberdade mesmo de Onésimo para que ele servisse o apóstolo Paulo como cooperador o escravo.

    Onésimo segundo a tradição ele foi o portador das epístolas aos Efésios aos Colossenses e ao próprio Filemon foi bispo de Bereia é sofreu um martírio morreu Senegal o nome do Senhor porque.

    Conheceu Jesus através do ministério de Paulo e assim ele conheceu o verdadeiro amor perceba que é Onésimo teve a importante função de preservar epístolas as epístolas de Paulo para algumas.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FI_q2PGsGts

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem