COMO CRIAR UMA VARIAÇÃO ENTRE BARRAS NO GRÁFICO RAPIDAMENTE COM CÁLCULO NO VISUAL POWER BI + DICAS

COMO CRIAR UMA VARIAÇÃO ENTRE BARRAS NO GRÁFICO RAPIDAMENTE COM CÁLCULO NO VISUAL POWER BI + DICAS Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Run Vico e nesse vídeo nós vamos aprender a como calcular variação entre as barras do gráfico usando aí cálculo.

COMO CRIAR UMA VARIAÇÃO ENTRE BARRAS NO GRÁFICO RAPIDAMENTE COM CÁLCULO NO VISUAL POWER BI + DICAS

No visual eu já tô falando bastante disso aqui no canal Hoje a gente vai aprender mais uma técnica bacana que é muito útil para por exemplo eu calcular uma variação seja percentual seja o.

Número mesmo a variação numérica ali que eu posso calcular entre Barras seja ela mês a mês ou entre kpis diferente então ISS o seguinte isto aqui que nós estamos vendo seria uma tabela com linhas você.

Não concorda então por exemplo isso que eu tô vendo aqui nada mais é do que uma tabela onde eu tenho linhas então eu posso calcular facilmente isso a gente já viu em várias aulas no canal a gente.

Vai ver aqui também esse passo a passo de como que eu calculo essa variação aqui direto no visual por que é legal calcular no visual mas o grande aprendizado também desta aula aqui a.

Gente entender e se eu tivesse kpi diferente né Como assim kpi Diferente Ronan vamos supor que eu quisesse calcular a variação entre a maior venda e a média de vendas para eu saber qual.

Que é a a distância entre a média da venda do mês até a maior venda ou a menor venda então eu podia por exemplo nesse gráfico aqui ó eu tô com a soma de valor né que eu tô usando então valores.

Né numéricos soma tranquilo assim bem abstrato tá galera e eu vou colocar por exemplo tirar a soma Na verdade vou colocar a média então eu vou ter a média e vou ter também a maior venda então eu.

Cons eu quero calcular entre a média de todas as vendas e a maior venda Qual que é a diferença para eu saber Ó a maior venda tá muito maior que a média então e eu posso calcular isso entre Barras tá.

Vendo qu calcular essa variação entre as barras isso se torna diferente Isso aqui vai ser uma variação entre colunas uma variação entre Barras do meu gráfico se eu coloco isso aqui como uma tabela aqui.

Embaixo só para vocês entenderem Olha eu não quero mais calcular a variação entre as linhas eu quero calcular a variação entre as barras entre as kpi diferent entre os cálculos diferente e como que.

Eu faço isso eu posso fazer isso direto no visual Apesar de que ah Rona você pode fazer isso com uma medida dax eu já até sei fazer sim mas o grande diferencial de fazer no um cálculo no.

VEJA MAIS AQUI:

    Visual que a gente vem aprendendo né é

    Que fica dinâmico ao que está no visual primeiro então se eu altero o visual Altera a medida não preciso ficar mexendo na medida dax para isso filtros.

    Na medida dax não preciso fazer isso vai fazer direto no visual e segundo eu não preciso às vezes dessa medida em outros lugares às vezes eu quero calcular uma variação somente nesse gráfico então eu.

    Não preciso criar uma medida deixar no meu modelo só para ver isso no meu gráfico às vezes eu só queria ver nesse gráfico e fica aqui uma medida a mais no meu modelo me atrapalhando às vezes né.

    Então vamos lá vamos fazer primeiro galera só para relembrar a vou até deixar essa tabela aqui tá bom vamos fazer a variação entre linhas eu quero ver a variação entre linhas Eu só vou.

    Colocar um filtro de ano para nos não nos atrapalhar aqui porque tem mais de um ano aqui então vou colocar um filtro aqui vou colocar ã tem eu tenho uma de calendário já pronta tá então vou.

    Colocar aqui ó o mês e o ano tá então vou colocar o ano e o mês na verdade né para ter aqui o ano e o mês então vou deixar só 2022 por enquanto para depois a gente brincar com esses filtros mas.

    Antes só vou pedir né já deixa seu like aqui se inscreve no canal se não for inscrito isso ajuda muito galera eu preciso da sua força para crescer aqui o canal tá eu cresço de forma orgânica.

    Então sem sua ajuda não cresço Então já deixa seu like Compartilha aí para que a gente possa crescer juntos beleza bom o que que a gente vai fazer aqui a gente vai usar o cálculo no visual como que eu.

    Faço para fazer isso né se você não viu as outras aulas eu clico com outro lado e v e vou ter o botão novo cálculo isso em qualquer visual aliás em qualquer não em quase todos e a gente vai ver quais.

    Não tem aqui já já mas se não tiver

    Aparecendo obviamente vá em pções aqui do seu Power Bi e ativar né nas nas nos recursos de visualização que nada mais são do que recursos que estão saindo aos.

    Poucos tá então ele por padrão não tá marcado marque aí se for sua primeira prima vez com esse tema beleza Qual que é esse Ronan esse aqui ó cálculo visuais Tá bom você marca aí para poder.

    Acompanhar e esse cálculo beleza tranquilo até aqui temos aqui um visual de tabela pode ser todos os visuais não é todos galera se eu clico aqui ó em novo cálculo perceba que ele oculta.

    Alguns Então ainda não dá não sei se futuramente vai dar né Mas ainda não dá para fazer em alguns visuais mas na maioria né nos principais dá E é isso que importa para mim fechou como que eu.

    Vou fazer esse cálculo aqui para fazer um cálculo de variação entre linhas eu posso usar algumas funções que funcionam aqui no cálculo no visual são essas funções previous next first last Ou seja.

    Eu posso pegar a linha anterior a próxima linha as duas anteriores as duas próximas então eu posso fazer essa movimentação igual no Excel com com deslock no Excel é a mesma coisa que a.

    Gente consegue fazer aqui então o que que eu vou fazer aqui eu vou eu posso utilizar como eu falei várias funções como range eu vou usar a a next mesmo ou a a previous tá para pegar aqui a.

    Variação então primeiro eu quero pegar a linha anterior então vou colocar aqui ó variação vai ser igual quero pegar o valor da linha anterior subtrair atual Então olha que façil quero pegar a linha.

    Anterior qual cálculo que você quer pegar tem que ser um cálculo que está no visual Então eu só tenho soma de valor né então vai ser soma de valor e quero subtrair a atual dessa anterior né então.

    Vou pegar aqui ó subtraia a soma de valor da linha atual com a soma de valor da linha anterior isso vai fazendo esta variação para mim obviamente né que nesse primeiro mês não não vai ter.

    Variação alguma ah não mas eu quero percentual aí é só montar um percentual né galera dava para montar aqui tranquilamente esse percentual como que eu volto nesse cálculo e altero ele tá.

    Você vem aqui ó com visual selecionado vai tá aqui ó variação eu clico e consigo editar esse cálculo aqui então eu posso vir simplesmente trocar né trocar não né adicionar na verdade a.

    Divisão desse é um é o atual menos anterior dividido pelo anterior para eu ter a porcentagem eu consigo multiplicar tudo isso por 100 né para ter isso numa porcentagem dessa maneira.

    Aqui né -2 vírgula tralalá Ah mas eu quero formatar para formatar Ainda tá um pouco chato isso do cálculo tá por qu eu tenho eu eu venho aqui na variação tá vendo eu não vou ter essa coluna para.

    Ser formatada então o que eu conseguiria fazer era colocar um Format direto na ã no cálculo tá Então isso é algo que eu acho que eles vão ter que ajustar ainda tá bom mas aqui eu consigo entrar com.

    Format por exemplo e com o Format né eu vou colocar que eu quero isso em percent ou porcentagem aqui vou colocar percento para ver se ele aceita é ele aceita mas aí eu não tinha que ter multiplicado por.

    100 né então vou voltar aqui à variação e tirar esse 100 que daí ele já entende que é uma percentual tá vendo Então eu consigo colocar em percentual Mas aí tem que usar o Format não dá para alterar.

    Por aqui aqui né porque não tem como selecionar do lado direito aqui então beleza eu tenho aqui esse percentual Então essa variação eu consigo ã utilizar ela no meu gráfico já se eu não.

    Quisesse infinito tá galera então uma dica aqui para você corrigir essas divisões que dão infinito tá uma dica aqui é em vez de dividir dessa maneira eu posso usar a função divide tá então ó.

    Divida isto por isso e se der algum problema de zero né então quando der erros como por exemplo infinito então quando eu der um enter aqui ele vai trocar o infinito aqui tá ã por zero.

    Deixa eu dar um enter né senão ele não troca aí beleza então zero tranan então isso ajuda bastante dessa maneira galera eu vou ter então aqui essa variação linha a linha isso uma variação aqui eu.

    Consigo né incluir nos gráficos tudo mais óbvio que como é soma de valor e variação Legal seria usar justamente um gráfico que não pode né com eixos separados porque aqui vai tá tudo no.

    Mesmo eixo não vai ficar muito legal então por exemplo se colocar um gráfico de barra aqui não vai dar para ver a variação certo então o que que eu posso fazer utilizar essa variação por exemplo.

    No na dica de ferramenta aqui porque eu tô usando porcentagem né ó na dica de ferramenta quando passar o mouse vai ter a variação né eu escrevo variação com do mês anterior por exemplo né ó.

    Variação comparado ao anterior ó então se eu passo o mouse variação comparada ao anterior - 20,94 e aí o legal desse comparado a.

    Anterior por que que eu usei esse termo porque depende do que tá filtrado no relatório e da ordem Como assim da ordem Ronan como é um cálculo no visual esse cálculo de variação é feito com a linha.

    Anterior então se eu pego aqui e por exemplo classifico pela soma de valor né Ó o Abril ele tá comparando que é -2% de maio então o Abril é -2% da linha anterior não é mais na ordem eh de meses.

    Entendeu é a ordem do visual e isso é legal né porque aí o eu consigo por exemplo no detalhe escrever isso ó variação comparada com o ao anterior podia ser com a barra anterior com a.

    Linha anterior aí como você achar melhor de descrever isso então você teria essa visão e o mesmo por exemplo se eu vim aqui filtrar meses né colocar aqui ó que eu quero por exemplo só exibir o mês 1.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4fBgd0niIhA

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem