Criar Arquivo TXT com VBA Excel - Gerar Arquivo TXT no Excel com VBA

Criar Arquivo TXT com VBA Excel - Gerar Arquivo TXT no Excel com VBA Olá Bem vindo a mais esse vídeo do Guido Excel Sou professor e consultor Marcos Ribeiro nesse vídeo nós vamos aprender como criar arquivos TXT a partir do Excel utilizando o VBA Então você tem um intervalo de dados você tá querendo gerar ele em TXT selecionar esses selecionar esse Range apertar um botão ele já salvar numa pasta com o nome que você determinar tudo isso a gente vai fazer criando com formulários com código vva desde o 0 o link também para download dessa planilha gratuita tá aqui embaixo na descrição é uma solução que.

Criar Arquivo TXT com VBA Excel - Gerar Arquivo TXT no Excel com VBA

Vai funcionar em qualquer planilha você pode colocar Como eu vou mostrar também no vídeo no personal ele vai ficar disponível em qualquer local do seu Excel basta chamar ela vai abrir o formulário para que você possa então exportar qualquer intervalo em TXT se você gostar desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal nós temos novos vídeos como esse pelo menos toda terça e todo sábado e também te convida a ser nosso Aluno por ser que você é completo A nossa formação profissional em Excel que vai desde Excel básico até o VBA até a lógica de programação que a gente vai.

Tratar nesse vídeo hoje então tudo que você vai ver hoje se não tiver no teu ritmo logicamente Ele é bem um pouco mais avançado um pouquinho a coisa mais avançada ali sobre o VBA foi eu digo porque no nosso curso a gente ensina muito mais do que isso mas muito mais desde a lógica desde o zero se você nunca sabe nunca soube nada nunca programou nada na sua vida você vai aprender desde a lógica até a programação VBA criando formulários conectando com banco fazendo n coisas criando reebons aqueles botões que você vem em alguns sistemas aqui do guia do.

Excel tudo isso você vai aprender bem passo a passo no nosso curso além de outros oito cursos que fazem parte da nossa formação que vai desde Excel Básico como eu disse o link tá aqui embaixo na descrição ele tá 10 vezes sem juros a gente nos nota fiscal para todas as compras e também a gente dá garantia de 30 dias caso a gente Atenda por qualquer motivo é só entrar em contato que a gente cancela Tá bom então é isso vamos ao nosso vídeo.

A gente vai criar desinformular onde a gente vai selecionar os dados que vão fazer parte então do nosso arquivo TXT até selecionar onde ele vai ficar salvo e colocar o nome que vai ser o arquivo dele então ele vai pegar e gerar cada com cada uma dessas colunas vai separar pode ser ponto e vírgula vou colocar mas poderia ser espaço qualquer outro delimitador para separar esses dados que vão ter as colunas aqui então a gente vai fazer o código VBA do zero bom primeira coisa você vai clicar na guia desenvolvedor se não estiver habilitada clica na página inicial botão direito personalizar faixa de opções e vai.

Marcar desenvolvedor clique em Ok desenvolvedor Visual Basic e aqui você vai clicar em inserir e userforme aqui em cima nesse userforme você vai vir aqui vai aumentar um pouquinho tá e nós vamos fazer conforme você vai seguir aqui conforme eu vou desenhar Então você vai colocar o nome para ele FM gerar arquivo esse aqui é o name então do nosso nem interno dele gerar.

Então esse aqui vai ser o nome do nosso arquivo da nossa do nosso formulário mas ainda não mudou caption lá em cima Então você vai clicar em caption e nós vamos mudar o nome do formulário lá em cima gerar arquivo Pronto agora você vai clicar nesse botão aqui clica aqui e vai aparecer então a caixa de ferramentas na caixa de ferramenta Você vai clicar nesse aqui que é o quadro vai selecionar que vai selecionar Então onde você quer que seja desenhado esse quadro que é onde a gente vai colocar o selecionar arquivo onde vai salvar etc botar aqui.

Ele em frame pode deixar frame mesmo não vai ser usado você apaga o frame ali o nome caption e vai ficar assim tá Além disso você clicar aqui também botão de comando clica nele e desenha aqui embaixo esse botão de comando também que é bem fácil a desenhar ele né clica aqui na bordinha Vamos botar o nome para ele CMD gerar então sem idéia de comando geral agora dentro desse desse botão você vai mudar o nome dele também vai ser o nome.

De exibição criar aqui o texto então nota que é bem simples bem fácil para a gente criando esses campos agora nós vamos criar o outro Campo que vai ser então o selecionar intervalo aqui em cima de novo caixinha de ferramenta aparecendo no outra tela selecionar aqui então vou fazer aqui um Label onde eu vou colocar então ele como selecionar arquivo vamos selecionar na verdade intervalo desculpa intervalo é um intervalo de dados onde a gente vai então ter essas informações.

Que vai selecionar na planilha certo selecionar o intervalo para isso eu vou utilizar o refdete que é esse botão aqui ó refidit se não estiver aparecendo Clica com o botão direito controlezão adicionais e daí você vai localizar ele aqui tá vai estar aqui como refedit pode colocar ele ali vai aparecer para você também mas embaixo tá vai marcar esse item que ele já vai aparecer para você esse aqui se ele permite Então você selecione intervalos.

Vou selecionar vou criar ele aqui arrasta ele para o lado faz assim tá E ele a gente vai colocar o nome então de F intervalo selecionei aqui name aqui em cima refi intervalo tem um intervalo de referência nota que ele já vem com o botãozinho esse botãozinho onde a gente vai poder então selecionar o local onde estão o nosso intervalo nosso Range agora aqui abaixo de novo vamos fazer então os outros botões os outros comandos que a gente vai ter então salvar na pasta pode.

Até pegar o mesmo pode copiar ali de cima não precisaria mas fazer aqui ó salvar na pasta salvar na pasta dois pontos enter e agora o último mais um aqui embaixo também nome do arquivo mas antes eu vou colocar aqui caixa de texto vou clicar na caixa de texto vou clicar a caixa de texto ali muito bem e agora eu vou arrastar aqui um pouco mais para cima selecionar o nome do arquivo então aqui.

Veja Também:

    Salvar na pasta nessa pasta que vai ser salvo onde ele estiver nesses dois puxar

    Mais para o lado aqui e aumentar para ficar aqui e esses últimos dois aqui eu vou copiar eles também control c control V arrasta um pouquinho para baixo né coloca ali mais ou menos na mesma distância para ficar legal e esse último você vai mudar para nome do arquivo nome do arquivo esse que vai ser o nome do arquivo que vai ser gerado então nome do arquivo 2.00 nesse e-mail aqui a gente vai colocar um.

    Name então de TXT pasta TXT pasta Então esse é onde vai ser selecionada passo onde vai ser gerado o arquivo e o último vou colocar como TXT nome certo então tá pronto o nosso formulário agora a gente vai trabalhar nesse formulário fazer os comandos que a gente precisa certo então Primeira coisa eu vou criar também um outro módulo aqui para chamar esse formulário vou clicar em inserir o módulo aqui em módulo tira esse assento tá tem vezes que dá algum problema então tira o assento aqui do.

    Name aqui eu vou colocar então público sobre vou chamar de LS gerar por exemplo abre e fecha parênteses e aqui eu vou chamar então aquele frame que a gente acabou de gerar acabou de criar FRM gerar ponto show então esse aqui vai fazer com que seja exibido o nosso formulário ali quando eu executo ele vou dar umas cinco agora ele vai aparecer Então já o nosso formulário já com esse botão já tá funcionando ele é automático tá pega o intervalo clica na setinha ele já retorna para cá mas é claro ainda não tá fazendo nada.

    Voltar para lá Fecha aqui daí ele já volta para cá automaticamente salva e agora a gente vai pegar então essas informações aqui nos salvar na pasta Então nesse salvar na pasta eu fico aqui ao dar um duplo clique ali ele já vai lá e abra a pasta onde eu vou selecionar esse arquivo para isso você vai clicar duas vezes sobre ele e vai abrir assim ó Texture C pasta ponto Change mas lá no Change não é mudar a pasta que eu quero que seja exibido eu quero no Double Click Então vamos dar um duplo clique eu quero.

    Que ele apareça então aonde vai selecionar a pasta cliquei ali vou apagar esse de cima e aqui eu vou digitar assim din din fdlg que vai ser o nome da nossa variável onde vai ter o file Dalla que é aquele item aquele que aparece muitas vezes no Windows aí para você selecionar as pastas sair eu vou fazer o tratamento de erro também prepare erro não sair eu vou botar esse vídeo sobre a gente já fala sobre isso e aqui eu vou botar Messenger Box se der um erro eu quero.

    Que ele apareça o erro então vou botar assim Ouve um erro na aplicação dois pontos e comercial e e ponto de scription que é o erro tá E daí eu vou colocar esse espaço e comercial ter ponto Number tá então ele vai pegar o número do erro e vai mostrar a descrição e dizer que deu um erro e também vai sair do arquivo o tio sair GO TO pronto e aqui em cima eu vou fazer o.

    Tratamento de erro então um erro se der um erro go to tratar eu então se der um erro ele vai lá exibir o erro e depois sai da nossa aplicação tá então basicamente esse aqui é o tratamento de eu onde a gente vai então tem uma saída padrão que vai saindo ele cai fora e não mostra que o tratar erro esse dois pontos são pontos aonde você vai tá dizendo dentro do código que ele vai pular Em algum momento se você desejar assim então aqui se dá um erro ele vai mostrar a mensagem de eu vai para o sair e vai sair aqui em cima tá então tratamento de erro é.

    Sempre bom a gente fazer agora eu vou criar lá vou criar objetos e aqui eu vou passar para ele Qual é o tipo de falha dela que eu quero que seja para ser que mostra MS ó pai então é isso que vai aparecer então aquele de você selecionar o tipo de farda logo do Windows que vai aparecer vai ser aquele selecionar a pasta agora eu vou verificar qual foi a pasta selecionada se foi selecionado uma pasta Então essa é a LG.

    Que agora já é um objeto ponto show igual a -1 então se ele for igual menos um ou seja se ele selecionou alguma coisa então quero que ele guarde retorne essa informação para o nosso TXT se não não então aqui o if E se ele for menos um ou seja foi selecionada TXT pasta ponto text vai receber então pai da Elon opa dls e eu vou passar para ele Qual o item.

    Ou seja o primeiro item que foi selecionada a pasta aqui eu vou passar então não foi não seleciona nenhuma

    Pasta não selecionou uma pasta ele vai botar assim não foi selecionada uma pasta e pronto e daí ele cai fora vamos testar salva vou dar um Alt f11 aqui e aqui eu também vou criar um botãozinho para a gente chamar então para a gente tem que ficar querendo formulário por lá então criar aqui ó.

    Não tem que chamar o formulário por lá né tirar arquivo girar arquivo TXT então viu que eu tinha ali rapidinho ali a qualquer forma né ou aqui centralizar essa informação tá comentei aqui botão direito atribuir macro e nessa macro eu vou selecionar aliança gerar tá aqui salvei cliquei aqui ele já vai aparecer então o nosso formulário cliquei aquele sonho formulário para que eu possa então.

    Selecionar os dados cliquei de volta ele volta salvar na pasta agora lembra que eu coloquei no evento ao dar duplo clique então ao dar duplo clique ele vai aparecer então o Rafael dela eu vou então poder selecionar a pasta digital usar aqueles recursos do Windows que a gente conhece que aqui seleciono da Paz dá um ok então ele pega pasta completa certo então tá aqui você também poderia digitar né se você quiser também pode digitar aqui ou pode locar ela pode bloquear ela então Locker e daí fazer.

    Com que não possa ser selecionado digital direto para evitar erros tá E esse campo já tá funcionando então teste um por exemplo seria então a geração do arquivo que ele faria e quando clicar no botão criar eu quero que ele já crie vou voltar então para o nosso formulário arte f11 aqui no formulário vou selecionar o salvar na pasta e eu vou mudar aqui o Locked a propriedade Locker para isso fará com que essa propriedade esse campo aqui ele não possa ser então digitado Olha eu não posso mais digitar agora quando o duplo clique ele vai lá.

    Seleciona a pasta Ok normal funciona normalmente mas eu não consigo alterar evitando assim que você selecione ou Digite uma pasta incorreta tem que seguir o caminho então voltar para lá então salvei novamente agora nós vamos criar então a geração exatamente do arquivo para isso você vai clicar duas vezes sobre o botão criar arquivo texto tá lembrando que esse código ele tá totalmente pronto pode fazer download da planilha gratuitamente aqui no guia do Excel aqui embaixo e se você quiser aprender muito mais também sobre.

    Programação muito muito mais do que você tá vendo aqui temos o nosso curso de Excel completo um curso completo também dentro dessa formação completa de Excel somente sobre VBA então nele você vai aprender desde a lógica de programação para você poder realmente construir seus próprios códigos até depois ou VBA propriamente dito Então você vai realmente aprender do zero a programar em VBA tá em fazer muito mais coisas do que nós estamos mostrando aqui Então vou estar aqui então eu vou clicar nesse botão aqui ó para exibir apenas o.

    Procedimento que eu vou trabalhar então apenas o procedimento do botão eu vou fazer mais um tratamento de erro primeira coisa que eu faço um error Gold tratar ela então se der um erro tratar erro e aqui no tratar erro eu vou fazer então sair né onde a gente vai ter fechar o arquivo etc sair dois pontos eu vou fazer Close ainda não existe esse essa variável Pode ser que deu um erro LL arquivo a gente já vai ver isso não deu tudo bem hesite sobre então ele vai fechar o arquivo texto que tem que fechar ficar aberto e tem que sair do.

    Arquivo senão ali essa ideia erro né e agora se der erro ele vai fazer a senha tratar leia os dois pontos mensage Box Ouve um erro na aplicação dois pontos agora de novo é comercial faltou colocar o erro ponto do scription e agora sim é comercial espaço traz espaço e erro ponto Number tá então se dá um erro ele vai mostrar ali a mensagem que aconteceu igual o tio sair para ele sair então daqui tá saindo.

    Aplicação agora nós vamos gerar o nosso arquivo TXT então primeira coisa nós vamos criar são as variáveis tá cada variável dessas logicamente vai armazenar informações que vão ser importantes ao longo da nossa programação como a gente vai ver esse primeiro LL arquivo é onde vai ser exatamente o endereço de memória que vai um tipo long exatamente ou tipo long e a gente vai criar um arquivo TXT O que é engraçado porque o long é um número inteiro grande mas na verdade ele tá pegando o endereço de memória onde ele tá gerando esse arquivo aqui no Windows tá din lstr caminho que é o caminho do.

    Arquivo com a mim completo que vai pegar a pasta mas o nome do arquivo de em L região que é exatamente aquele Campo Onde a gente vai selecionar Quais são as células que vão fazer parte então do nosso arquivo TXT agora din L texto que é para gente concatenar as informações que vão fazer parte de cada uma das Linhas então eu quero pegar todas as colunas e colocar nas linhas Então nesse LTZ que a gente vai armazenar para depois a gente então fazer a gravação agora eu vou criar o din l e.

    Linhas gente linhas de linho as long então esses dois aqui vai ser o número da linha esse é o total de linhas esse aqui é o número da linha onde ele está naquele momento Esse controle é importante para que a gente possa então fazer os nossos looks e esse aqui vai ser da coluna L colunas como a gente vai ver daqui a pouco Tim L coluna Então qual a coluna que ele tá em qual linha que ele tá para que eu possa.

    Então fazer esse controle aqui do nosso loop do que tá sendo impresso do que tá sendo gerado no nosso arquivo TXT na 2 Enter aqui Então a primeira coisa que eu vou pegar vai ser o nome do caminho completo que eu tenho ali no nosso formulário ele tem o salvar na pasta Então vou pegar na pasta toda mas o nome do arquivo eu vou juntar isso tudo para isso então eu vou variável lsr caminho que a gente criou ali em cima tá ele é caminho na verdade é um tipo string muda aqui para string vai ser então TXT pasta ponto Text e.

    Comercial contra a barra e Comercial TXT nome ponto text Então tá aqui ele vai pegar o caminho completo que estiver no nosso formulário vai trazer para cá então e vai gravar dentro dessa variável que a gente vai utilizar em alguns lugares agora eu vou pegar aquele intervalo que foi selecionado lá no formulário também 7 L região que é onde ele vai gravar Então a região aqui intervalo todo aquele Range vai ser igual a dados ponto Range abre e fecha parênteses FRM gerar arquivo ponto F intervalo.

    Intervalo então ele vai pegar tudo intervalo que a gente tem ali no nosso naquela variável reto intervalo e vai gravar dentro desse ele é região não vai ser só um texto não vai ele vai pegar e vai gravar objeto Range aquela células as colunas toda a informação que você tem no Range no Excel ele vai gravar aqui dentro dessa variável que a gente vai trabalhar então com o look agora eu vou iniciar as nossas variáveis 7 opa não precisa L linha vai ser igual a 1 l coluna vai ser igual a 1 também.

    Essas aqui são os nossos iniciais vai começando a linha 1 na coluna um e agora eu vou pegar o quantidade de linhas que eu tenho na nossa região L linhas vai ser igual a l região que aquele intervalo e região ponto céus então eu tô pegando aqui na região na propriedades da propriedade das células quanto a linhas ponto count ou seja ele tá pegando a propriedade tá pegando a quantidade de linhas que eu tenho dentro daquela região tá isso aqui estiver complexo alguma coisa assim como eu.

    Disse no curso você vai aprender muito mais a fundo isso aqui é bastante simples para quem já é nosso aluno tá mas aí aqui eu tô querendo mostrar o código todo para você para ir aprendendo mais para você aprofundando mais um VBA e ver a possibilidade que você tem L colunas Então vai ser agora a mesma coisa l-região.colons collord tv contar a quantidade de colunas que nós temos ali no nosso intervalo poderia ser cinco colunas 10 colunas poderia 5 linhas 10 20 30 linhas.

    Sem linhas mil linhas então a gente precisa saber essa quantidade para a gente fazer o nosso look daqui a pouquinho agora nós vamos verificar se o arquivo existe verificar se o arquivo existe para ele não sobrepor o arquivo então para isso eu vou usar esse comando e pedir abre e fecha parênteses vou pegar lsr caminho que é o nome o caminho completo do arquivo Então se esse caminho aqui ele for igual a vazio então a gente tá então ele tá.

    Verificando se o arquivo existe se o arquivo existe então beleza ele entra aqui se não Messenger arquivo já existe tá então tá aqui ó nosso if já tá criado e dentro dessa primeira parte ou seja o arquivo não existe eu vou vir aqui vou montar então o nosso arquivo TXT vou abrir mais umas linhas aqui agora cria endereço de memória e abre o arquivo TXT então aqui ele vai criar o arquivo TXT LL arquivo vai ser igual a free Fire.

    Ou seja um arquivo de endereço de memória onde ele vai guardar esses dados agora eu vou abrir Open SL STR caminho que é o nome daquele caminho completo do arquivo ali fora output as hashtag LL arquivo tá então esses dois comandos aqueles criam então o arquivo a na memória por enquanto né onde ele vai guardar então a informação que a gente vai mandar ela imprimir no nosso arquivo TXT não entra aqui agora em série os dados de cada célula Vamos abrir aqui de novo ó Lilinha igual.

    A um two L linhas next Line certo então aqui ele vai pegar e vai pegar da primeira linha na verdade deixei assim mas nem precisaria para tirar isso daqui ó e porque ele vai pegar aqui já vai dizer da primeira até a quantidade de linhas vamos dizer que tivesse 10 linhas a primeira até 10 eu quero que ele vá fazendo que vai inteirando então ele vai pegar um dois três até 10 quando eu for igual dele vai cair fora então ele vai fazer assim primeira coisa L texto vai ser igual.

    Vazio ou seja tô limpando Então a nossa variável e o texto onde a gente vai concatenar as informações de cada uma das colunas que agora que a gente vai montar Então os dados das colunas porém ele coluna igual a um que o l colunas vou abrir aqui então next ele coluna certo então aquele vai pegar e vai inteirar Então por cada coluna Digamos que aqui no intervalo tivesse cinco colunas ele vai pegar da coluna 1 até assim dentro desse look aqui tá Então a gente vai fazer assim ele coluna igual a 1 então élce and gif tá então se.

    For igual a 1 então ele não vai ter nada na variável L texto L texto texto vai receber então a um dado 100,00 ponto céus abre parênteses L linha que é o número da linha L coluna ponto velho só isso então você tá dizendo para ele Qual é o número da linha por exemplo linha 1 coluna 1 linha 2 coluna 1 linha 3 e assim vai tá na verdade vai ser por linha Então vai ser linha um coluna um linha um coluna dois.

    Até que chegue na 5 digamos seja sem colunas e daí ele vai cair fora como que ele tá verificar a primeira coluna ele vai entrar aqui senão ele vai fazer assim ltesco igual a l texto ele mesmo para a gente concatenar então com a informação e Comercial aqui eu vou botar um ponto e vírgula mas você pode colocar o que você quiser e aqui eu vou colocar ele região mesma coisa tá ele região ponto céus abre parênteses então ele vai pegar aquele intervalo que a gente tem ali de cima e vai colocar aqui a única diferença é que esse aqui.

    Ele tá com catenando então que a gente já tinha quando entra aqui a primeira vez está vazio ele vai pegar o primeiro item lá vai botar o nome lá e aqui ele já vai ter que botar o ponto e vírgula e mais aquele Campo que a gente tinha anteriormente feito isso então ele vai vir aqui nessa sou Luna e no final ele vai imprimir Então os dados nesse ponto aqui é que ele vai estar então gerando a linha dentro do arquivo para isso vai dizer primeiro print LL arquivo que aonde ele vai guardar essa informação L texto Qual.

    É o texto que vai ser impresso Então fechou feito aqui então tá pronto vou tirar aqui então essas linhas que não precisam mais muito bem e aqui a gente pode também se você quiser já tá Prontinho não precisa fazer mais nada tá tudo certinho O arquivo já existe só vou botar aqui um Gol tio sair tá porque se tivesse mais algum texto aqui ó Messenger Box então aqui ele tá verificando se existe se não existe ele vai você já existe ele vai vir aqui já existe o tio sair ele vai sair fora tá.

    Bom E daí para o final nessa Gigabox arquivo criado em dois pontos e de novo a gente vai usar aquela variável lsr até caminho que é o caminho do arquivo completo tá então esse aqui é o código fonte todinho que vai fazer então a geração do nosso arquivo TXT pode botar csv pode fazer o que você quiser com ele pode fazer arquivos delimitados outros tipos de dados aqui também vamos lá apertar para testar então outf11 então salva antes de testar clique em gerar arquivo TXT Podemos até.

    Depurar ele tá eu vou marcar ele aqui ó vou dar um Alt e vou arrastar desculpa shift vou arrastar ele encaixar ele aqui do lado vou abrir de novo então nosso arquivo para a gente poder decorar junto aqui vou fechar ele aqui e agora vamos clicar aqui o TXT vou selecionar o nosso intervalo não precisa selecionar muito tá pegar qualquer intervalo aqui lembrando que não precisaria pode ser vários aqui não tem importância cliquei aqui salvar na pasta dupla Click seleciona a tua pasta aí dá um ok E qual.

    Vai ser o nome do arquivo tá então Teste Ponto teste um ponto TXT Então esse é o nome do arquivo que a gente vai gerar vamos clicar em criar agora que tá ligado com esse botão clique em criar Ele já pegou aqui então o caminho é esse caminho que eu vou dar um control G para você ver comprou gente interrogação ele vai mostrar o caminho completo do nosso arquivo ali ó tá vendo Então se eu pegar esse aqui e colocar lá ele vai ser um caminho válido então região ele vai pegar agora a região a partir desse endereço selecionado ali em.

    Cima ali região Opa voltar para lá ouvir na aplicação um erro de objeto obrigatório vamos ver se está correto aqui então esse erro esse intervalo voltar para cá voltar para cá então FRM Eu acho que o botou aqui ó FM gerar Aí sim Ponto refe intervalo muito bem vamos de novo então aqui o nome estava errado é FRM gerar Vou clicar de novo então selecionei aqui Eu tinha errado ali.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BnicKDos9sA

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem