Excel Formulário de Entrada VBA com Imagem e Grid

Excel Formulário de Entrada VBA com Imagem e Grid Olá bem-vindo a mais esse vídeo do Guil Excel Sou professor e consultor Marcos hipper e nesse vídeo nós vamos criar juntos um formulário com imagens comé com salvar excluir alterar e nós vamos também criar um formulário onde a gente vai ter uma Grid que ao selecionar ela Ele vai mudar automaticamente os itens do teu cadastro então vai ficar um cadastro bem profissional vou mostrar para você bem passo a passo o download dessa planilha está gratuito no link aqui embaixo na descrição para você poder acompanhar e também comparar com o.

Excel Formulário de Entrada VBA com Imagem e Grid

Código que você f quer se você gostar desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal temos novos vídeos toda terça e todo sábado e também te convido esse meu aluno curs queel completo que é uma formação profissional voltada pro mercado de trabalho que tem no momento 11 cursos que vão des Excel básico avançado Matriz dinâmicas lógica de programação e VBA para você aprender realmente a a programar em Excel assim como a gente vai programar hoje com formulários mas muito mais avançado bem do zero e você vai ter ainda Power query.

Power dax você tem curso e Powerpoint Word então é uma formação realmente muito completa e com acesso vitalício eu deixei o link aqui para você conhecer também ok então é isso vamos ao nosso vídeo Esse é o exemplo de uma planilha com menu profissional no Excel então aqui eu V utilizar ele como base pra gente fazer o noso cadastro de com formulário Ok então aumentar aqui um pouquinho e vamos começar então o nosso cadastro Então a partir dessa linha aqui nós vamos criar então Sec que vai ser um.

Número sequencial único tá só PR gente saber a quantidade para isso código código do produto produto produto categoria fabricante descrição e foto Ok então são esses campos que a gente vai ter diminuir um pouquinho e aqui você vai selecionar todos eles até a foto e vai dar a tp ou.

Inserir tabela minha tabela tem cabeçadas dá um ok e pronto tá aí criada a nossa tabela nesse primeiro campo a gente vai colocar então o número sequencial e automático para isso nós vamos fazer assim igual LM que vai retornar então o número da linha por exemplo 5 menos LM D número da linha anterior número do cabeçalho aqui ó então sempre vai ser 5 - 4 6 - 4 7 - 4 criando assim o nosso sequencial único então quando eu fizer o novo ele já vai fazer automaticamente os novos ali Ok.

Feito isso e aqui nos outros Campos a gente vai ter o código do produto que pode ser um código diferente do sequencial nome do produto categoria fabricante descrição e a foto vou pegar um exemplo aqui da nossa da minha base de teste e vou colar ele aqui como exemplo tá então vai ser o código um iPhone smartphone fabricante Apple e a descrição com a foto com o nome completo de onde está a nossa foto ok que se eu diminuir aqui vai dar para ver certinho ó Então nesse caminho todo aí P jpg vai.

Aparecer onde tá a nossa foto nossa imagem Ok Ótimo então tá e agora nós vamos então criar o nosso formulário já temos a base que é onde a gente vai cadastrar os dados Você vai clicar na guia desenvolvedor e Caso não esteja ativa vai clicar em página inicial botão direito personalizar faixa de opções e vai marcar aqui guia desenvolvedor deixa eu diminuir desenvolvedor vai dar um ok desenvolvedor Visual Basic e vai aparecer assim para você ok então você.

Vai clicar aqui qualquer um desses vai aparecer t em branco aqui você vai clicar aqui do lado inserir certo nós vamos criar um formulário e vamos criar um módulo que é onde nós ir emos colocar os nossos dados mas inicialmente nós vamos colocar aqui em user form que é o formulário onde a gente vai fazer o nosso cadastro Então vou aumentar ele aqui e com base nele nós iremos então criar o nosso cadastro vamos começar aqui clicando nesse botão caixa de ferramentas que aparece para mim dentro do outro e monitor por isso que apareceu.

Assim então eu vou começar com ele aqui ó rótulo vou clicar sobre ele e vou desenhar o rótulo aqui esse rótulo inicial vai ser o lbl código lbl código o sequencial na verdade sequencial que vai ser o número sequencial por exemplo 1 2 3 Aquele número que a gente tem lá dentro do nosso cadastro primeira coluna certo então tá aqui abaixo dele vou criar clicar de novo ele tá só some ali né e vou clicar aqui então abaixo dele vou colocar o.

Código e vou criar também o produto aliás código né dele código mesmo e aqui uma caixinha para eu colocar Então os dados número do código os dados do código certo tá certinho já tá no tamanho Acho sim então tamanho menorzinho tá bom assim então tá muito bem então aqui nesse lbl você não precisa nomear ele mas você precisa colocar um texto para ele no Name a gente coloca um nome para ele um nome que vai ser único dentro dos.

Objetos mas não precisa e no caption a gente vai colocar então a descrição tanto faz eu clicar aqui e digitar ou aqui dá um duplo clique devagar e digitar ali vou botar código dois pontos veja que ele já assum no Label aqui em cima tá Label rótulo como quiser chamar aqui ao lado a gente tem o tex eh textbox 1 tem que botar um nome para ele também TXT código por exemplo tá bom TXT código Deixa eu só fazer uma coisa vamos clicar aqui ó seleciona aqui em cima.

Shift arrasta pro lado solta aqui e daí você vai pegar aqui o nosso formulário e a gente pode pegar daqui ficando mais fácil pra gente olhar vou fechar aqui depois a gente abre de novo Então agora eu vou colocar código Posso copiar ele colar para baixo colocar aqui mais ou menos nele vou dar um duplo clique lerdo duplo clique lento vou colocar produto dois pontos certo então Ficou ali ó produto próximo é a categoria nesse aqui eu vou aumentar um pouquinho.

VEJA MAIS AQUI:

    Muito bem copia Cola arrasta para cá deixa eu ver se tá distância

    Ok e aqui eu vou colocar categoria muito bem copia Cola pouco para baixo de novo aqui vai ser fabricante fabricante descrição a gente vai nomear eles direitinho tá para baixo d é sempre a mesma.

    Distância entre eles para ficar visualmente legal tá bom Aqui descrição a descrição pode ter mais de uma linha né então eu vou colocar descrição eu vou colocar ele assim ó tá bom bonitinho assim descrição e logo abaixo dele vai ter os botões que nós vamos Vamos criar aqui e logo aqui acima a gente vai ter a foto a foto não vai ser carregada mostrando o texto eu quero apareça a foto então para isso aqui ó você vai clicar nesse botão aqui ó imagem vai clicar sobre ele e vai fazer um desenho quadrado com essa imagem mais.

    Ou menos por aqui tá bom tá ali perfeito muito bem Depois a gente nomeia certinho todas elas tá muito bem então aqui o nosso código abaixo dele aqui a gente vai criar os botões no botão tem um truque bem interessante a gente pode criar os botões assim ó pode criar os botões não tem problema só que eu posso criar também um botão diferente mais bonito para isso você vai abrir o PowerPoint e no PowerPoint você pode fazer o desenho né claro você pode fazer um desenho então você pode vir aqui em imagens por exemplo aliás clica aqui em.

    Word Art ou clica em formas que foi o que eu usei e clica aqui ó e cria o botãozinho que você quiser tá daí você pode escrever o nome pode escrever o que você quiser ali nele tá por exemplo e pode inclusive colocar imagens vou pegar uma imagem qualquer coisa aqui só para te mostrar então por exemplo aqui ó diminui bonitinho daí você faz conforme a tua necessidade né ó por exemplo não tem nada a ver com esse botão né mas clica aqui na borda clica na imagem botão direito Opa botão direito agrupar.

    Agrupar então isso aqui ficou uma imagem única tá olha só interessante agora nós vamos voltar lá no Excel no formulário eu vou clicar sobre ele aqui ó o formulário deixa eu abrir aqui também ó não se que são para ficar bonitinho ali tudo bem E vamos clicar aqui sobre ele e vou clicar nesse botão aqui ó Label que é um rótulo mas olha que interessante que a gente pode fazer vou clicar vou criar um aqui embaixo certo nele aqui vou clicar nesse.

    Botão janela propriedades ou F4 e aqui no Campo picture a gente consegue colocar uma imagem eu consigo colar uma imagem então se eu quiser pegar copiar essa aqui V aqui em picture e colar olha o que aconteceu ele automaticamente assume aquele item aqui certo então agora nós temos um botão totalmente eh desenhado aqui no nosso formulário e daí quando eu dou um F5 ele já vai ver já aparece assim tá bom então é uma forma de você fazer vou apagar isso aqui aliás.

    Nem vou apagar eu vou pegar aqueles que eu tenho pronto já que esse ali vai ser o botão novo vou copiar ele vou clicar sobre ele aqui em picture de novo ó é só vir aqui em picture e colar de novo que ele vai assumir automaticamente Ah mas tá escrito Label embaixo clica duas vezes ou vai no na propriedade caption e muda ali bonitinho tá tá ali ó e ajusta ele para ficar bonitinho também tá para ficar bem certinho Muito bem tá aí bem certinho.

    Ok muito bem vou aumentar um pouquinho agora PR M trabalhar só com esse control ctrl v colocar para cá para criar outro botão esse outro botão vai ser o botão excluir copia ele vem aqui picture Cola também é claro né aqui ó não colou por que ele não colou tem que clicar bem na borda tá para ele pegar tudo aqui e agora de novo picture Pronto Muito bem copia Opa copia Cola vem para.

    Cá vem para cá novamente tá deixa eu mudar aqui uma coisa também efeito dele para ficar bonitinho clica aqui você pode mudar ele também aqui ó Conforme a situação que você quiser se quiser que apareça o ren Se quiser que apareça konken então se você pode selecionar aqui outros formatos também que você quiser que apareça tá ó bumped fica assim ou pode deixar o flat que vai ser nesse formato que a gente tem aqui perfeito aí você vê qual formato que você quer.

    Também então vou vir aqui um pouquinho para baixo vou botar ele posicionar e vou pegar o salvar agora clica aqui na

    Borda clica sobre ele aqui na borda e aqui você tem picture e cola e salvar e tá OK Tá e agora Ten o load imagem que fica ali em cima copia Cola arrasta para cá mais ou menos aqui aumenta ele para o tamanho que você quiser loog a imagem tá aqui clica na borda para ele pegar todo o componente.

    Né todo o objeto picture Cola tá aí Imagem Tá bom então tá aí todos os itens que a gente tinha para montar são os botões certo então Ficou ali bonitinho muito bem baixar um pouquinho ele aqui vou subir depois ali não tem que subir e deixar bem bem certinho senão ele fica sobre posto com aquele ali então melhor subir a imagem um pouquinho muito bem F5 E você já tem o formulário neste formato que você está vendo aqui deixa eu puxar um pouquinho pro lado ó para ficar.

    Adequado né E tá aí o nosso formulário inicialmente agora a gente vai começar a programar ele tá vou fechar ele aqui dá um salvar e agora ao lado aqui você vai clicar nesse botão de Project Explorer tá aqui o nosso formulário vou mudar o nome dele vou botar FRM produto tá que é o nome dele aqui internamente e agora nós vamos começar a programar Você vai clicar aqui em inserir módulo no módulo criado você.

    Pode chamar do que você quiser eu vou botar aqui M procedimentos m de módulo né e procedimentos que é onde a gente vai colocar Então os nossos procedimentos VBA certo então o primeiro que a gente vai colocar vai ser o código paraa gente fazer um novo produto primeiro eu vou cadastrar vou botar o nome certinho de cada um dos itens aqui que são importantes e depois a gente volta então esse aqui já tá certo lbl Sec esse aqui vai ser o TXT código Tá certo também esse aqui vai ser o TXT.

    Produto este vai ser o TXT categoria Esse vai ser o TXT fabricante Esse vai ser o txt descrição certo e esse aqui vai ser o IMG foto por que que eles têm esses nomes né então esse aqui ó TXT porque é um text.

    Box então eu coloco o TXT como abreviação para mim e o campo código para eu saber o que ele é produto a mesma coisa para todos eles IMG foto é porque ele é uma imagem então aqui eu coloco como IMG foto perfeito muito bem agora já tá pronta a nomear dos Campos eu consigo voltar aqui então em procedimentos e começo a trabalhar com ele então primeira coisa que a gente vai fazer é fazer o Global Global São variáveis que a gente vai criar então para que a gente possa eh ter em qualquer lugar do programa tá.

    Deixa eu aumentar aqui também formato do editor aqui aumentar o tamanho para você enxergar cada melhor aqui né deixa eu ver se vai ficar bom assim então fica melhor o código para você enxergar aí então Global L linha as long Então esse aqui vai ser o campo que vai guardar o número da linha que a gente tem e que a gente tá trabalhando o formulário naquele cadastro no momento Global L Opa Global lst imagem vai ser a imagem que foi carregada naquele momento Então.

    Essas duas variáveis globais que a gente vai usar em vários momentos agora a gente vai começar então com o novo Public sub LS novo abre e fecha parênteses Então esse é um procedimento pra gente fazer um novo um novo Eh produto quando eu clicar no botão novo eu quero que ele acione esse procedimento depois a gente vai associar ele com aquele botão então aqui ó LS novo o if FRM ou produto cadastro produto como quiser end.

    Wif esse código que você tá vendo aqui ó wif FRM produto e end wif ele faz com que é invés de eu ter que digitar assim ó para cada uma das Linhas ó FRM produto ponto TXT eh o lbl Sec para começar né BL Sec ponto caption igual e daí eu pego os dados que eu quiser eu posso pegar isso de uma forma mais rápida sem necessidade de eu digitar o FRM produto porque tá dizendo assim ó if FRM produto ou seja começa com FRM produto e depois tu continua.

    Então então aqui eu apago e deixo assim tá tem um truque de programação e vai ficar mais organizado como você vai ver agora também agora além disso eu tenho aqui o nome da nosso cadastro certo vamos dizer aqui o nosso cadastro de produtos tá aqui ó eu vou mudar ele aqui internamente também tá escrito produtos é esse objeto que a gente tem aqui ó esse objeto aqui é a sheet tá então nós temos ali a nossa sheet a nossa planilha eu vou mudar o nome dela internamente.

    Então aqui onde você tem ait produtos eu vou mudar ele aqui PR produtos também Opa produdos produtos Agora sim então ficou certinho produtos e aqui ao lado nós vamos então utilizar ela produtos produtos P CS abre parênteses produtos vou explicar isso aqui tá abre parênteses House v 2 abre parênteses XL.

    Up pares ponto V2 ponto Val mais um você deve est pensando que código é esse né bom ele tá pegando com a última linha preenchida que nós temos então quando a gente faz ali ó esse código ele tá pegando Qual é a última linha preenchida e tá pegando um código mais um então aqui ó Alt f11 ele tá indo nesse Campo aqui ó aliás esse campo aqui código né E tá pegando Qual é a coluna próxima que ele tem Aliás a primeira coluna coluna dois.

    Ó coluna B certo e tá pregando Qual é o próximo código que nós temos lá certo então ele vai vir aqui vai ver ah o próximo código é o 2 é o 3 ou quatro Então é isso que ele tá fazendo pegando a última linha e a informação que eu tenho lá mais um para ele fazer um novo it Tá bom vamos continuar aqui então já tá ali e agora pon TXT código que é o primeiro campo que a gente tem no nosso formulário vai receber então ponto value que é o campo onde nós temos a informação que tá escrita dentro daquele campo do TX código quando a gente.

    Escreve nele ele vai aparecer esse campo então aqui eu tô limpando ele tá pode ser feito assim P TXT produto ponto value Tô passando para ele vazio p t categoria P vue iG vazio TXT fabricante value iG vazio TX descrição P value iG vazio e por último a gente vai dar um load picture tág foto picture que é a foto gente já vai ver isso também como carrega uma foto.

    Igual aad picture abre e fech parênteses e passa Limpo para ele Isso significa que ele vai limpar todo o formulário Inclusive a foto quando a gente apertar no novo tá então esse botãozinho do novo tá quase pronto A única coisa que eu vou mudar aqui embaixo também ó L linha vai ser igual então a produtos ponto CS abre parênteses produtos pon House pon count ví 2 fecha ponto end abre.

    Xlup fecha ponto mais um Então esse aqui tá pegando Qual é o número da linha que eu tô trabalhando naquele momento quando eu dou um novo ele tá pegando uma próxima linha que eu tenho certo tá pegando a linha logo abaixo da última linha cadastrada ele tá pegando esta linha aqui ó a última linha mais um então ele vai pegar essa última linha aqui pra gente poder trabalhar certo então é aqui que ele tá marcando para dizer onde ele vai inserir esta informação Alt f11 pra gente.

    Voltar agora a gente vai fazer o botão de salvar tá então logo abaixo aqui ó Public salvar lss salvar abre e feche parênteses sub Public sub e pronto tá lembrando que isso tudo tá Ah Lembrando aqui ó quando eu clico nesse botãozinho ele aparece todo o código quando eu clico nesse botão aqui ele vai exibir apenas o procedimento que eu tô trabalhando naquele momento Lembrando que aqui ó Tá tudo gravado em procedimentos certo vou deixar até assim para você ver melhor então aqui eu vou.

    Colocar o seguinte código e vou colocar para ele FRM cadastro Opa produto ponto e daí tem um outro Campo ainda não tá pronto o lista de produtos Depois a gente coloca tem um campo que eu quero colocar também que é com relação aos produtos cadastrados deixa eu colocar já vai vamos clicar aqui em Fer em produtos eu quero colocar aqui uma Grid logo abaixo que vai mostrar então esses dados que a gente tem então a gente pode vir aqui ó e vai selecionar caixa de listagem clico sobre ele arrasto e.

    Desenho ele aqui certo desenho ele aqui e logo a gente vai botar para ele informação vou clicar nesse botão aqui você vai ter um campo chamado House sece aqui ó House sece Esse carinha é responsável pela informação que vai aparecer dentro dele ele vai aparecer como fosse uma tabela então eu vou pegar aqui Vou botar aqui em design tabela não tem nome ainda então eu vou chamar de T.

    Produto vou copiar esse T produto daqui vou dar um Alt f11 e o nome que eu vou colocar no House sece é T produto Olha só quando enter ele vai associar e vai pegar aquela informação automaticamente certo então o que mais tá acontecendo Ah por que apareceu só a primeira linha porque não tem cabeçalho vamos arrumar isso tudo então primeiro colum readers Heads eu vou apertar duas vezes ele vai aparecer o reader e logo ao lá lado você tem o número das colunas ó quantidade col count quantidade de colunas não.

    Importa muito que você vai colocar ali ó botar 10 por exemplo não tem 10 colunas mas eu coloquei 10 ali e já apareceu olha ali informação smartphone exatamente que a gente tem na nossa tabela exatamente a informação que a gente tem ali e quando tiver mais linhas também vai aparecer aqui também perfeito então legal né então eu vou dar um nome para ele aqui eu vou chamar ele de list produtos list produtos porque é um list Box tá bom e depois a gente vai poder selecionar aqui ele muda aqui automaticamente vai ficar.

    Bem legal volar para cá pro nosso procedimento e salvar né só para você ver não se perder tá assim então no momento e a gente vai trabalhar com salvar agora salvar então a gente vai colocar FRM que é o nome do nosso formulário que é onde está o objeto então lembra disso P House igual a vazio certo então isso aqui vai limpar o código ele vai limpar.

    O nosso formulário limpa o list Box ele vai limpar o list de produtos a lista de produtos lista de produtos no formulário por qu quando a gente vai salvar ele vai criar um nova linha então nós precisamos um refresh dele é uma atualização dessa informação então por isso que a gente limpa para depois inserir de novo tá agora Wi produtos então daí eu vou pegar a informação que eu tenho lá em produtos na nossa tabela que tá aqui ó nossa planilha na verdade.

    Produtos e aqui eu V pegar qu o número da linha e vou colocar ele ali tá então aqui tá na linha C Então dessa informação que eu vou pegar ali daquela coluna por exemplo coluna 2 que é a b 3 que é a c 4 que é a d e por aí por diante tá então dessa forma que se entende quando a gente vai trabalhar com objeto cels a sintaxe completa é produtos ponto cells daí você tem o ra index e o colum index ess uma um dos das propriedades que a gente mais utiliza quando tá programando Então você tem aqui o número.

    Da linha e o número da coluna que você tá querendo modificar que você tá querendo pegar a informação como eu tô gravando a informação na planilha então eu tô dizendo para ele Ó L linha que é o número da linha que a gente pegou quando a gente tava fez um novo item né então eu tô pegando aquela linha ou a linha que foi est modificando vou pegar na coluna tr então na coluna 3 daquela linha selecionada P value Então tá dizendo assim ó na planilha produtos naquela linha por exemplo linha 5 coluna C né coluna 3 coluna C eu quero que você.

    Receba esse valor que valor vamos passar para ele o case que vai botar em maiúsculo a informação que eu passar agora eu vou passar para ele FRM produto TXT código por exemplo muito bem vai passar o que tiver escrito lá no TXT produto que é esse campo aqui vai pegar a informação que eu tiver no TXT produto dfm produto e vai passar para dentro do código Ali vai passar.

    Para dentro dele então a gente vai agora e vai fazer a nova linha muito bem daí a gente vai continuar PR demais ess produtos da frente não precisa né porque tá pegando de cima né mesma regra do anterior copia cola cola cola cola cola cola cola Então vai ser as colunas 4 5 6 7 e 8 vocês não precisa e ao lado vou ter TXT código.

    TXT produto produto aqui vai ser TXT categoria aqui vai ser TXT fabricante TX descrição e esse último que é a coluna onde a gente vai colocar a imagem nós vamos colocar assim ó paga is tudo e deixa só assim você vai colocar lstr imagem que é a imagem que a gente vai ter então a descrição com o.

    Campo completo onde está a imagem tá Então essa é informação que vai ser gravada na planilha logo abaixo a gente vai dar um refresh então no nosso list produtos essa coluna que a gente aqui esse objeto né que a gente tem aqui embaixo eu vou associar novamente ele com a nossa tabela eu desassociar novamente então eu vou pegar esse aqui e ao invés de vazio eu vou chamar para ele paraa nossa nome da nossa tabela que nós temos aqui ó T produto Alt f11 T produto Só isso tá.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BIi4LT9F-Q4

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem